quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Mundo Azul ou Cor-de-Rosa?

Esta é uma pergunta que se faz muitas vezes às grávidas: "Então, já sabes de que cor vai ser o teu mundo?" Isto referindo-se ao sexo do bebé, se for menino será azul, se for menina será cor-de-rosa... E nos grupos de mães, que gosto muito e dos quais já falei aqui, esta é também uma questão recorrente.

Confesso que esta pergunta, feita desta forma, me irrita um bocado... Podem perguntar o que vou ter e não tenho problemas em responder, mas limitar o meu mundo a apenas uma cor, de acordo com o género da cria que está para chegar é algo que efetivamente me faz alguma confusão!

Da primeira vez veio um menino, e sim tinha muita coisa azul no seu enxoval, porque era o que me ofereciam mais e também porque na altura eu não estava tão consciente destas limitações que se colocam às crianças no que toca aos seus gostos e à sua personalidade, com base no sexo. Mas eu adorava vê-lo com cores mais fortes, ou com roupas de cores variadas, e conforme foi crescendo os azuis foram diminuindo no seu roupeiro. 

Com o meu filho aprendi muita coisa, e esta foi uma delas, ele gosta de laranja e vermelho, são as suas cores preferidas. E custa-me quando ele não quer levar para a escola uma camisola Bordeaux ou Rosa, quando até são cores que ele gosta (e fica lindo nelas), mas como a sociedade não aceita que os rapazes vistam essas cores e porque alguns coleguinhas, que já são influenciados por esses preconceitos, criticam-no, ele prefere proteger-se, e eu também...

Portanto este enxoval tem sido feito com cores variadas e não tenho qualquer problema em aceitar coisas usadas "de menino" ou "de menina". Até porque vem aí um bebé arco-íris para dar mais cor ao meu mundo, que, para quem não sabe, são crianças que nascem de mães que passaram por uma perda gestacional ou pela morte de um filho.

Esta falta de liberdade, estas limitações, estes preconceitos começam nas cores, mas não acabam aqui infelizmente, como este poema tão bem ilustra e que não podia deixar de partilhar!



Sem comentários:

Enviar um comentário