sábado, 17 de fevereiro de 2018

Preparação para o Parto patrocinada por...

Ontem fui ao centro de saúde assistir a um encontro para grávidas, para nos inscrevermos na preparação para o parto. 

Sim, sou Doula, e eu própria já dei aulas de preparação para o parto, mas gosto sempre de ouvir o que se diz por aí, principalmente tendo em conta que a maioria das grávidas apenas tem acesso a estas aulas através dos centros de saúde.

Logo no primeiro dia, em que apenas nos foi apresentado o programa, tivemos lá uma senhora a falar sobre a criopreservação de células estaminais, com ofertas de descontos e uns quantos flyers, outra a falar sobre fotografias na gravidez e de bebés e fomos informados que ao longo do curso que tem oito aulas, quatro são com intervenientes convidados: uma marca de fraldas descartáveis, mais outra que vai falar sobre alimentação infantil, outra para falar dos cuidados aos bebés, e apenas uma me interessou porque é com a PSP e sobre segurança infantil.

Confesso que não estava à espera que houvesse tanto patrocínio neste tipo de cursos, compreendo que os centros de saúde precisem de fundos para disponibilizar o espaço e as pessoas que vão orientar a formação, mas assim as mulheres não têm acesso a informação isenta, mas sim a um rol de informações que são dadas por marcas com interesses por trás.

Há dez anos atrás fiz no privado porque não cheguei a ser chamada pelo centro de saúde por falta de vagas e também não gostei, porque o que aprendi foi o que o hospital me iria fazer, e que tinha de aceitar tudo sem questionar e preferencialmente sem fazer muito barulho, o que vai completamente contra aquilo que acho que deve ser passado às grávidas e espero sinceramente que hoje em dia não seja isto que continue a ser ensinado.

Vamos lá ver se as aulas não vão servir apenas para me irritar, senão provavelmente deixo de ir...

Felizmente há sítios no privado sem patrocínios, onde temos acesso a informação atualizada e com base em evidência científica e boas práticas, e foi onde escolhi fazer um curso intensivo no mês passado: Nascer Saudável com a Sandra Oliveira da Bionascimento, mais pelo meu companheiro do que por mim, mas gostei mesmo muito e recomendo!

Sem comentários:

Enviar um comentário