domingo, 15 de julho de 2018

Os três meses...

Pois é, a pequenina já tem três meses e meio... O tempo realmente voa e ultimamente este tem sido mais dedicado à família, o que não me permite escrever aqui tanto quanto gostaria...Mas hoje senti que tinha de partilhar isto, pois com a chegada dos três meses a minha bebé que já dava umas belas noites voltou a acordar como se fosse o primeiro mês e também custa mais a adormecer!
Eu já sabia que era muito provável que isto acontecesse, pois ao fim de quase dez anos a acompanhar famílias vai-se aprendendo umas coisinhas, mas nem todas as mães o sabem e chegam a esta altura e começam a desesperar... 
Infelizmente, cerca de 50% das mulheres portuguesas deixa de amamentar em exclusivo por volta dos três meses e acredito que esta alteração no sono dos bebés possa ser um dos motivos. E não, não pensem que as mães se importam de acordar para dar de mamar, pois normalmente não é isso que relatam. O problema é que ao mínimo desabafo de que o bebé custa mais a adormecer ou acorda mais vezes para mamar (e não interessa quantas, porque varia mesmo muito de bebé para bebé), a resposta que muitas mulheres recebem é que se calhar o leite delas já não é suficiente e poderá ser necessário suplementar. E esta coisa de não ser suficiente é um medo que paira muitas vezes sobre as mães, e com esta insegurança decidem experimentar as soluções que lhes são dadas.
Vamos lá experimentar o suplemento e depois podemos ter várias reações: alguns bebés não aceitam, e as mães arrumam o assunto e continuam a amamentar, outros aceitam mas continuam a acordar e elas acabam por desistir do suplemento, mas depois há aqueles que aceitam e ao fim de algum tempo até acordam menos (não pelo suplemento mas por outros motivos) e as mães ficam convencidas que realmente os seus bebés precisavam de mais alguma coisa além do seu leite e inicia-se aquilo a que chamamos de desmame precoce, pois o bebé vai gradualmente beber mais suplemento, e vai mamando menos, até que aquela mãe que até tinha leite suficiente para o seu bebé, deixa de o ter por falta de estímulo! 
Já eu, sabendo o que sei hoje, vejo a minha bebé a acordar mais vezes de noite e a chorar para adormecer e aceito que faz parte, penso no tanto que ela aprendeu e mudou ao longo destes últimos dias e percebo que ela precisa do efeito calmante, protetor, regulador... Que a maminha, e não só, lhe proporciona! E dou mais mama, mais colo, mais contacto, mais calor, mais mimo, mais do que ela precisar para ultrapassar estes dias mais complicados... E eu, como fico? Com mais sono, mais cansada, a precisar também de mais mimo e atenção e aí recorro às pessoas que me rodeiam, pois a mãe tem de ser cuidada para poder cuidar! 


Espero que este texto tenha ajudado alguém a perceber melhor o seu bebé, da mesma forma como outros tantos me ajudaram a mim: não estamos sozinhas, em todo o mundo há bebés a acordar para mamar, porque são apenas bebés a serem bebés! 😉

Sem comentários:

Enviar um comentário